terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comunidades ameaçadas de remoção fazem denúncia à OEA

Por Comunicado - Olimpíadas 2016 21/02/2011 às 09:38

Desde o ano passado, a Prefeitura do Rio de Janeiro tem intensificado sua política de remoções forçadas de favelas, realizando demolições e despejos sem o devido respeito à legislação nacional e internacional. As comunidades da Restinga, Vila Recreio II e Vila Harmonia são algumas das vítimas dessas práticas.

Sob o argumento de que as casas ocupariam uma área a ser utilizada para a construção da Transoeste - obra que seria necessária para a adequação da estrutura urbana aos Jogos Olímpicos de 2016 e Copa do Mundo de 2014 - a municipalidade já demoliu mais de duzentas casas nestas comunidades - muitas sem negociação prévia.


Leia o Comunicado Completo

Denúncias sobre remoções forçadas no Rio de Janeiro -

Resposta à OEA -

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vem atuando positivamente na proteção destes moradores através do Núcleo de Terra e Habitação, porém a luta no Judiciário tem se mostrado complicada. Assim, como no plano interno a situação parece relativamente blindada, estas comunidades resolveram acionar a esfera internacional para pressionar nossos governos a cessar com estas arbitrariedades.

Com o apoio do Conselho Popular, Pastoral de Favelas, Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência e alguns colaboradores, as comunidades mencionadas apresentaram um pedido de outorga de medida cautelar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH-OEA), no começo do mês de janeiro, solicitando que o órgão internacional se pronuncie sobre a situação emergencial de violação de direitos na qual se encontra essas comunidades. Uma versão para divulgação do pedido segue em anexo.

No último dia 7 de fevereiro, um mês após o envio do pedido, a Comissão Interamericana respondeu, solicitando maiores informações sobre as ameaças, número de moradores que cederam à pressão e foram forçados a negociar suas casas, dentre outras informações. A resposta a esta solicitação de informações também se encontra em anexo.

Mais informações:
Jorge: 9725-7702
Eduardo: 9954-1173
Erika: 7890-9563

Atenciosamente,

- Comunidade da Restinga
- Comunidade Vila Recreio II
- Comunidade Vila Harmonia
- Conselho Popular
- Pastoral de Favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro
- Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, aplauda, critique, respeite, tenha educação e seja muito bem vindo!